sexta-feira, 1 de março de 2013

Depressão e Flashbacks emocionais


O que é um flashback emocional e como ela influencia a depressão? Nós todos vimos flashbacks em filmes, geralmente eles são retratados como memórias visuais de um evento passado ou experiência desencadeada por um evento atual ou experiência. Até mesmo o cantor de rap Eminem usa flashbacks em seu vídeo para mostrar cenas de sua infância e, assim, expressar sentimentos em relação a um relacionamento difícil com sua mãe. Em um ponto no vídeo, vemos o cantor Eminem como um adulto assistindo-se como uma criança sendo maltratado por sua mãe. Há também flashbacks onde uma pessoa do passado aparece no presente. No popular programa de TV Six Feet Under, onde vemos o personagem Nat conversando com seu pai morto, como se ele ainda está vivo. Nós também associar flashbacks com transtorno de estresse pós-traumático; como veteranos de guerra que têm flashbacks de bombardeios de barulhos na rua.

No filme, estas imagens de flashbacks precisa ser visual, mas o objectivo subjacente é a de expressar emoções em torno de um evento passado. Na vida cotidiana que todos os flashbacks de experiência, às vezes. Por exemplo, quando uma música vem no rádio e de repente nos sentimos tristes memórias como voltar de um ex-namorado de nós associamos com a música. Flashbacks vir de dentro de nossa memória e às vezes nós nem sequer lembrar o evento que faz com que o sentimento. O cheiro de uma flor pode nos fazer sentir uma estranha melancolia, uma sensação de deja vu tipo, mas não podemos lembrar o evento que vai com ele. Às vezes, nem sequer somos conscientes de um flashback, muitas vezes é apenas um sentimento que parece vir do nada. Pessoas que sofrem de depressão são frequentemente vítimas de flashbacks sem saber.

Se não estamos conscientes do que desencadeia nossos sentimentos, podemos acreditar que esses sentimentos não vêm de um evento fora de nós mesmos, mas sim definir quem somos. Se estamos conscientes de que é um evento que nos levou a sentir-se impotente nós então sei que não é permanente. Por exemplo, se perdemos um emprego, nos sentimos impotentes, mas não define quem somos como uma pessoa dentro como sabemos a causa. Com flashbacks emocionais, no entanto, uma pessoa pode ter esse sentimento de impotência, mesmo sem estar consciente da causa, que poderá datar tanto quanto infantil. Vemos isso acontecer muitas vezes em crianças vítimas de abuso sexual. Há uma grande diferença entre dizer "Eu me sinto impotente devido à situação de trabalho" para crer "Eu sou impotente como uma pessoa". A segunda afirmação pode levar à depressão.

No vídeo de Eminem podemos vê-lo escondido no seu armário como uma criança, assustada, mas na realidade o sentimento de medo é muitas vezes lembrado dissociada do evento realmente e sem as palavras necessárias para expressá-la. As crianças não contam com palavras, eles simplesmente se sente. Por exemplo, uma mulher que tinha um pai violento que ela tinha de se esconder podem mais reagir quando ouve o marido gritando de raiva e ser atingido pelo pânico que seu marido não é violento. Sentimentos do passado, de medo e impotência, pode superar-la. Ela pode não reconhecer que ela não está apenas reagindo a seu marido, mas reviver as emoções de um evento passado. Ela poderia facilmente responder de volta para o marido, mas devido a flashbacks emocionais, ela é aterrorizada e incapaz de lidar com a situação. Na infância, ela sentiu esse medo, mas não tinha palavras para expressá-la. As palavras podem nos ajudar a entender e lidar com sentimentos.

Na depressão, as pessoas podem sofrer de flashbacks emocionais sem saber. Por exemplo, pegue uma pessoa que se sentia rejeitado pelo pai na infância. Como um adulto um certo tom de voz semelhante a voz que os pais podem causar um flashback emocional de sentimentos, tais como ser um fardo, ou indesejada e impotente. O tom de voz, neste caso, tem um efeito semelhante ao barulho trazendo flashbacks de violência para um veterano de guerra. Esta memória e os sentimentos que ela traz à tona, especialmente de impotência, pode ser uma causa possível contribuir de depressão. As pessoas que estão deprimidas muitas vezes falar da sensação de cair em um buraco. Este "buraco" pode ser um tipo de flashback de uma forma muito dolorosa memória "emocional", muitas vezes um tipo de trauma. Flashbacks pode ser bastante forte, como veteranos de guerra que sofrem de estresse pós-traumático saber.

O conceito de flashbacks emocionais podem ajudar as pessoas a entender e ganhar um senso de controle sobre essas emoções muito fortes que parecem vir do nada. Flashbacks não são o mesmo que transtorno de estresse pós-traumático; flashbacks são um dos muitos sintomas de PTSD. Todos nós temos flashbacks, provavelmente, muito mais frequente, então nos damos conta, e na maioria das vezes eles são lembranças agradáveis. É somente quando eles interferem com a nossa vida que precisamos trazê-los para cima e verbalizá-los, e reconhecer que eles não são parte de nós, mas que pertencem ao nosso passado. Isto é difícil de fazer sozinho e pode exigir ajuda profissional de um terapeuta. Existem muitas abordagens diferentes. O importante é encontrar um terapeuta que você se sinta confortável e ter confiança dentro É importante lembrar que a depressão é uma doença complexa, com várias causas possíveis, incluindo planos de tratamento biológico e variadas que precisam ser avaliadas por um profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário